O tráfico de pessoas ou tráfico humano é um tipo de escravidão moderna quee envolve o uso de força, fraude ou coerção para obter algum tipo de trabalho ou ato sexual comercial.
Todos os anos, milhões de homens, mulheres e crianças são traficados em diversos países do mundo, incluindo o Brasil. Estima-se que o tráfico de seres humanos gere bilhões de dólares de lucro por ano, perdendo apenas para o tráfico de drogas como a forma mais lucrativa de crime internacional.
O tráfico de pessoas é um crime difícil de identificar, uma vez que as vítimas raramente se apresentam procurando ajuda devido principalmente as barreiras linguísticas, medo dos traficantes e / ou medo da lei do país.
Os traficantes usam força, fraude ou coerção para atrair suas vítimas e forçá-las à exploração sexual, laboral ou comercial. Eles procuram pessoas que são suscetíveis a uma variedade de razões, incluindo vulnerabilidade psicológica ou emocional, dificuldades econômicas, falta de rede de segurança social, desastres naturais ou instabilidade política. O trauma causado pelos traficantes pode ser tão grande que muitas pessoas podem não se identificar como vítimas ou pedir ajuda, mesmo em locais públicos.
O tráfico de pessoas é um crime grave e uma violação dos direitos humanos. Todos os anos, milhares de homens, mulheres e crianças caem nas mãos de traficantes, nos países de origem ou em países estrangeiros.
Elementos Do Tráfico Humano
Com base na definição dada no Protocolo sobre Tráfico de Pessoas, é evidente que o tráfico de pessoas tem três elementos constituintes;
O ato (o que é feito)
Recrutamento, transporte, transferência, abrigo ou recebimento de pessoas
Os meios (como é feito)
Ameaça ou uso de força, coerção, rapto, fraude, abuso de poder ou vulnerabilidade, pagamentos ou benefícios a uma pessoa que tem a vítima sob controle.
O Propósito (Por que é feito)
Para fins de exploração, que inclui a exploração da prostituição de terceiros, a exploração sexual, o trabalho forçado, a escravidão ou práticas similares e a remoção de órgãos.
Várias organizações, incluindo o Departamento de Defesa Americano, caracterizaram o tráfico humano como o crime que mais cresce no mundo. Relatórios mostram que os traficantes estão obtendo enormes lucros com o crime, a indústria do tráfico sexual atrai cerca de US $ 99 bilhões por ano.
Em setembro de 2017, a Organização Internacional do Trabalho OIT previu que 24,9 milhões de homens, mulheres e crianças foram vítimas de tráfico humano em todo o mundo.
Infelizmente a exploração sexual é a forma mais comum de tráfico humano e a maior parte das vítimas identificadas foram para fins de exploração sexual, especialmente nas Américas, Europa, leste da Ásia e Pacífico.
Na África Subsaariana e no Oriente Médio, tráfico para trabalho forçado é a forma mais registrada. Nas regiões centro e sul da Ásia, tráfico para trabalho forçado e exploração sexual são igualmente prevalecentes.
Entre outras formas de tráfico de pessoas estão: meninas que são forçadas ao casamento, mais comum no sudeste da Ásia; crianças para adoção ilegal, mais comum em países da América Central e do Sul, criminalidade forçada no oeste e sul da Europa; e remoção de órgãos, detectada principalmente no Norte da África e regiões centro e leste da Europa.
Precisamos de ações efetivas para combater este tipo de violência, e isso deve começar conscientizando a população acerca dos danos que este tipo de ação pode trazer a sociedade.
Fonte:
https://www.unodc.org/unodc/en/human-trafficking/what-is-human-trafficking.html
https://www.unodc.org/unodc/fr/human-trafficking/global-report-on-trafficking-in-persons.html
http://www.comcafe.net.br/alerta-sobre-possivel-trafico-de-criancas-no-parana/