Enfermeira Psiquiátrica Forense – Saiba mais

A enfermeira psiquiátrica forense, é definida pelo papel e não pelo fato do paciente ter um diagnóstico psiquiátrico. Estes profissionais na maioria das vezes realizam avaliações forenses, sendo a mais comum a avaliação de risco para a violência. Uma melhor compreensão do que envolve a avaliação de risco e um exame clínico baseado em evidências a fim de garantir melhores práticas. Uma avaliação psiquiátrica forense de risco, realizada por um Enfermeiro Psiquiátrico Forense pode influenciar a condenação, e o decurso do tratamento, prevenindo assim a violência ou a reincidência.

Enfermeiros psiquiátricos forenses usam sua formação para ajudar na reabilitação de criminosos, avaliar o bem-estar das vítimas de crimes e servir como consultores especializados para processos criminais. Eles podem atuar em instituições correcionais como prisões, hospitais psiquiátricos e centros de detenção juvenil, além de prestar consultoria a agentes  da justiça.

A Enfermagem psiquiátrica forense está intimamente ligada à enfermagem correcional, onde enfermeiros trabalham com criminosos. Estes profissionais costumam atuar com uma população diversificada seja com indivíduos que praticaram crimes violentos como com aqueles com suspeita de doença mental ou outros distúrbios psicológicos ou de comportamento.

Além disso, este especialista pode fornecer aconselhamento de curto prazo às vítimas e suas famílias, para ajudá-los a lidar com o trauma do crime e com a natureza também traumática de uma investigação criminal.

Embora esta especialidade ainda esteja sendo reconhecido em nosso país, sua importância é indiscutível, no que concerne ao atendimento humanizado aos perpetradores e às vitimas, bem como no atendimento que envolva a mental dos indivíduos que estão em risco de violência.

Membro da SOBEF com expertise nessa área de atuação:

Karen Beatriz Silva – também possui expertise em Tráfico Humano e membro da comissão Internacional e Institucional é o nosso ele de ligação com a IAFN. Possui treinamento em criminal profiling.

Fonte:

https://work.chron.com/roles-forensic-psychiatric-nurse-united-states-14406.html

https://www.journalagent.com/phd/pdfs/PHD-86094-SYSTEMATIC_REVIEW-DIKEC%5BA%5D.pdf

Nurses: Systematic Review. Journal of Psychiatric Nursing. 10.14744/phd.2017.86094.. Journal of Psychiatric Nursing. 10.14744/phd.2017.86094.

Compartilhe isto: