Enfermeiros forenses podem tratar vítimas de agressão, investigar cenas de crime ou fornecer cuidados de saúde em uma instituição correcional. Se a ideia se tornar um enfermeiro forense lhe agrada, quem sabe você poderá atuar em algumas áreas onde se faz necessária a presença de um enfermeiro forense:
- Enfermeiro forense em enfermagem correcional
O enfermeiro forense que atuar nessa área prestará cuidados de saúde a indivíduos retidos em unidades correcionais, incluindo os que estão na prisão, em instalações para jovens infratores e em outras instituições correcionais.
- Especialistas em enfermagem clínica forense
Especialistas em enfermagem clínica forense usam o treinamento avançado (Mestrado ou Doutorado) atuando como professores, pesquisadores, consultores e administradores em diferentes contextos forenses. Podem trabalhar em salas de emergência, programas de exame de agressão sexual (estupro), unidades de tratamento forense psiquiátrico ou equipes de investigação de morte.
- Enfermagem gerontológica forense
Especialistas em gerontologia forense ajudam a investigar casos envolvendo abuso, negligência ou exploração de pessoas idosas e trabalham para aumentar a conscientização sobre questões legais e de direitos dos idosos. Podem atuar no atendimento de idosos em hospitais, casas de repouso e outras instalações dedicadas a cuidar dos idosos.
- Enfermeiros forenses investigativos
Avaliam e investigam as circunstâncias que envolvem uma morte inesperada ou violenta. Podem atuar em institutos médico leais ou como consultores, os investigadores forenses examinam o corpo, estudam a cena, auxiliam nas autópsias e coletam informações sobre a história médica e social da vítima, a fim de determinar a causa exata da morte. Investigadores forenses enfermeiros atuam como enfermeiros-legistas ou investigadores de morte.
- Enfermeiros psiquiátricos forenses
São especializados no atendimento a portadores de distúrbios psicológicos, sociais e comportamentais. Avaliam indivíduos com distúrbios psiquiátricos, fornecem cuidados de reabilitação e supervisionam as ações do paciente dentro da comunidade. Além disso, podem examinar e tratar réus criminosos e ajudar colegas que testemunharam agressões ou experimentaram alguma forma de trauma emocional.
- Enfermeiros legistas ou investigadores da morte
Enfermeiros legistas ou investigadores da morte aplicam suas habilidades de enfermagem às investigações da cena do crime. Como profissional forense a chegar ao local de uma morte suspeita, um enfermeiro investigador analisa a cena e examina o corpo para aproximar a hora da morte e encontrar pistas que possam explicar a causa.
- Enfermeiros forenses examinadores de agressão sexual
Oferecem atendimento compassivo e imediato às vítimas de agressão sexual. Qualificadas através de uma formação especializada em enfermagem forense, avaliam e avaliam as lesões sofridas por uma vítima; localizam, coletam e acondicionam provas forenses relevantes ao crime; fornecem informações ou encaminhamentos sobre os cuidados continuados da vítima. No tribunal este profissional representam a vítima de agressão, servindo como testemunhas especialistas que oferecem depoimentos baseados em evidências documentadas.
O enfermeiro forense faz a diferença no atendimento às vítimas cujas vozes representam. No entanto a enfermagem forense ainda é uma especialidade nova em nosso país, o reconhecimento deste profissional é fundamental para um atendimento de qualidade e humanizado às vítimas de violência.
Fonte:
https://www.healthcare-administration-degree.net/faq/what-does-a-forensic-nurse-do/
https://onlinenursing.duq.edu/blog/forensic-nursing-emerging-field/