SANE – Enfermeira(o) Examinadora(o) de Agressão Sexual

A sigla SANE é apresentada em inglês e significa Sexual Assault Nurse Examiners,  é um programa, onde as enfermeiras estão habilitadas a prestar cuidados as vítimas de agressão sexual, bem como de preservar a dignidade das vítimas, reduzir o trauma psicológico e melhorar a coleta de evidências à fim de otimizar as investigações e processos.

Para se tornarem SANEs, os enfermeiros, recebem treinamento especializado em coleta de evidências forenses, resposta a traumas de agressões sexuais, técnicas forenses usando equipamentos especiais, depoimentos de testemunhas, avaliação e documentação de lesões, identificação de lesões padronizadas e manutenção da cadeia de custódia na preservação de de evidências.

Além de realizar a coleta de evidências forenses e depoimentos de testemunhas peritas, as SANEs abordam as necessidades de saúde de seus pacientes fornecendo avaliações e cuidados de lesões, testes de gravidez e profilaxia, teste e profilaxia de ISTs e testes de HIV .

As enfermeiras SANEs abordam também, as necessidades emocionais de seus pacientes, por meio de intervenção em crises e encaminhamentos para aconselhamento e acompanhamento médico

As enfermeiras examinadoras de violência sexual, estão na linha de frente dos sobreviventes de agressão sexual, que procuram atendimento em departamentos de emergência. Recebem treinamento especial, para melhor apoiar as necessidades emocionais e físicas dos sobreviventes.

A Enfermeira SANE coleta provas forenses que são usadas em relatórios policiais, e testemunham em tribunais, seu trabalho ajuda a dissipar estereótipos sobre agressão, como a ideia de que os sobreviventes nunca se recuperam totalmente.

Além de fornecer apoio e uma atenção individualizada no atendimento as vítimas, os enfermeiros da SANE também coletam provas forenses para kits de estupro. Os kits são mais úteis em situações em que o contato sexual precisa ser comprovado e quando a polícia está procurando reincidentes. Mesmo que alguém não queira denunciar a agressão à polícia, as enfermeiras irão coletar provas, caso o sobrevivente precise no futuro.

A SOBEF irá patrocinar em maio nos dias 6 à 10 em parceria com a UNIT – Universidade Tiradentes de Aracaju o 1º curso de SANE no Brasil, esse evento inédito será um marco na Enfermagem Forense no Brasil. Contaremos com 1 Instrutora de SANE Eileen Aillen internacional e 1 especialista no manejo e exame de modelos vivos (OSCE) Isle Polonko.

Fonte:

https://www.forensicnurses.org/page/AboutSANE

https://www.ovcttac.gov/saneguide/introduction/what-is-a-sane/

https://www.ovcttac.gov/saneguide/management-of-sane-programs/sexual-assault-nurse-examiners/

https://resources.nurse.com/sane-nurse-shortfall-is-a-national-issue

Compartilhe isto: