Esperança e Resiliência devem se refletir em todas as atividades de prevenção e mensagens de suicídio.
A prevenção do suicídio é responsabilidade de todos, pois a sociedade como um todo deve ser responsável pela prevenção ao Suicídio além contribuir para a prevenção de comportamentos relacionados ao suicídio. A Prevenção ao Suicídio requer colaboração baseada na igualdade, onde nenhuma disciplina ou parte interessada é privilegiada em detrimento de outra.
A linguagem é fundamental para o cuidado, compreensão e não-julgamento. Quando se fala em suicídio ou comportamentos relacionados ao suicídio, devemos evitar o uso dos termos , “suicídio bem-sucedido” ou “tentativa frustrada de suicídio”. A prevenção do suicídio é auxiliada pela abordagem do estigma do suicídio e da doença mental.
Como agir:
A prevenção é a principal ação que visa reduzir as mortes por suicídio;
Aumentar a conscientização, eliminar o estigma, saber o que fazer com o indivíduo que apresenta pensamentos ou comportamentos associados ao suicídio.
- Na prevenção do suicídio, a intervenção e a pós-intervenção são componentes que visam reduzir os índices de suicídios.
- Intervenção inclui lidar e intervir no caso em que de indivíduos que apresentam pensamentos ou comportamentos suicidas.
- O pós-atendimento inclui as habilidades e estratégias para o indivíduo cuidar de si mesmo após a experiência de pensamentos suicidas, tentativas ou morte.
A Prevenção ao Suicídio, se torna mais eficaz quando as atividades são coordenadas e integradas e se leva em conta o continuum prevenção, intervenção e pós-intervenção.