Enfermeiro forense é o profissional que trabalha com vítimas de crime de violência, bem como na coleta de provas relacionadas a atos de violência e no depoimento como especialista em tribunais. Enfermagem forense é uma especialidade única que une conhecimentos de enfermagem, ciências forenses e sistema jurídico. Esta especialidade no Brasil é relativamente nova, mas em países como Canadá e Estados Unidos esses profissionais tem um papel fundamental no atendimento às vítimas de violência.
De acordo com a Associação Internacional de Enfermeiros Forenses (IAFN) enfermeiros forenses fazem muito mais do que atender às necessidades físicas e emocionais das vítimas. Eles também coletam evidências, prestam depoimentos em tribunais e podem atuar como consultores para autoridades legais. Enfermeiros forenses atuam com diversos tipos de pessoas em diferentes contextos.
O enfermeiro forense pode atuar em diversos locais, como hospitais (atendimento em unidades de emergência), programas de combate à violência, instituições psiquiátricas, ao lado de médicos legistas, comunidades (após desastres naturais) e instalações correcionais. Em seus muitos papéis, podem trabalhar com vítimas de agressão sexual, violência doméstica, vítimas de abuso, negligência, bem como no atendimento a pacientes psiquiátricos, ao lado de policiais, tribunais e organizações de saúde pública.
A violência é um problema de saúde. Enfermeiros forenses trabalham no combate a violência, ajudando as vítimas no enfrentamento ao trauma, e colaborando com o sistema de justiça criminal para apoiar os processos investigativos e legais.
Os enfermeiros forenses devem ser detalhistas, organizados, habilidosos em coletar e preservar evidências que sejam admissíveis no tribunal e devem ser comprometidos com a documentação de forma precisa e cuidadosa. Enfermagem forense é uma área que requer equilíbrio emocional do profissional, pois cada atendimento a uma vítima de violência é sempre um desafio. Desenvolver boas práticas de autocuidado é fundamental para manter o equilíbrio profissional e pessoal.
Os enfermeiros forenses de acordo com a IAFN podem atuar nos seguintes segmentos:
- Hospitais – em departamentos de emergência ou centros de agressão sexual
- Nos atendimentos a comunidade com foco na prevenção da violência
- Em Institutos médico legais
- Instalações de Correção (cadeias e prisões)
- Instituições Psiquiátricas
Enfermeiros forenses atendem de vítimas de:
- Agressão sexual
- Negligência / abuso sexual de crianças / estupro
- Negligência / abuso de idosos
- Vítimas de homicídio, tentativa de homicídio, agressão.
Algumas das responsabilidades de trabalho das enfermeiras forenses são:
- Proporcionar conforto e apoio psicossocial às vítimas de crimes violentos e familiares.
- Atendimento a vítimas com ferimentos físicos
- Coletar e preservar evidências que são admissíveis no tribunal (por exemplo, roupas da vítima, balas e outras amostras físicas)
- Avaliação de supostos criminosos e coleta de provas conforme protocolo.
Para saber mais sobre enfermagem forense, leia o artigo abaixo.
https://www.redalyc.org/html/4836/483648976023/enfermagem forense
Fonte:
https://nurse.org/resources/forensic-nurse/
https://www.criminaljusticedegreeschools.com/criminal-justice-careers/forensic-nurse/
https://everynurse.org/careers/forensic-nurse/