Graduada em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador (2010), Pós-graduada em Terapia Intensiva pela Faculdade São Francisco da Paraíba (2014); Especialista em Enfermagem Forese; Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba (2013); Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente - Unit. Presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense - SOBEF. Vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Sergipe. Enfermeira Assistencial do Hospital Universitário - UFS / EBSERH. Coordenadora e Instrutora do Programa de Enfermeiros Examinadores de Vítimas de Violência e Agressores - EEVVA da SOBEF. Linhas de atuação: Saúde Pública e Enfermagem Forense
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (1990) Residência em Enfermagem Médico Cirúrgica UFBA, Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Ciências da Saúde pelo IAMSPE . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gerontologia, Bioestatística e Epidemiologia atuando principalmente nos seguintes temas: Idoso, envelhecimento, Educação em saúde, Epidemiologia e bioestatística. Doutora em Ciências da Saúde - Área de Concentração Envelhecimento Humano e Tecnologia da Informação. Idealizadora do site "Evelheci, e agora?".
Possui graduação em Enfermagem pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas (1990), mestrado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente é enfermeiro da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Onco/Ginecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: violencia sexual, saude da mulher, assistência de enfermagem, diagnostico de enfermagem e precaução universal.
Enfermeiro sanitarista graduado pela PUC Campinas, especialista em saúde preventiva, Faculdade de Ciências Médicas, Unicamp, Acupunturista pela Faculdade Libertas, parceira do Centro de Estudos e Terapias Naturais (CETN) e com capacitação na Xiamen University, Fujian, República da China. Realizou curso de aperfeiçoamento em violência em saúde, ofertado pela Fiocruz/ENSP/EaD. Enfermeiro do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher - CAISM, Unicamp, referência no atendimento integral às vítimas de violência sexual. Enfermeiro forense, cofundador da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense (SOBEF), instrutor e colaborador do curso EEVVA - Enfermeiros Examinadores de Vítimas de Violências e Agressores, adaptado à realidade brasileira, com base no Sexual Assault Nurse Examiners (SANE). Contribui no Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) com estudos analíticos sobre a qualidade das especialidades em enfermagem no Brasil e divulgação nas mídias sociais sobre o campo de atuação do enfermeiro forense e importância de legitimar a enfermagem forense no Brasil.
Enfermeira e Advogada. Professora Associada e chefe do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, Especialista em Enfermagem Forense (2019), Livre Docente EERP/USP (2017), Pós-doutora em Saúde Mental pela Universidade de Alberta/Canadá (2016), Bacharel em Direito pela Universidade Paulista (2014), Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2008), Mestre em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2006), Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ USP (2003). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária nas áreas de enfermagem, saúde mental e direito. É credenciada junto ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da EERP/USP, orientadora de mestrado/doutorado na Linha de Pesquisa: Promoção de Saúde Mental. Desenvolve, em parceria e colaboração, com profissionais e pesquisadores nacionais e internacionais, pesquisas relacionadas a: cuidado em saúde mental; reabilitação psicossocial; o cuidado em saúde e as relações familiares; saúde do cuidador (formal e informal); influência e fatores relacionados ao estresse e burnout; práticas de enfermagem forense e criminologia.
Professora substituta do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Saúde e Ambiente - Universidade Tiradentes, Aracaju/SE, Brasil (2022). Mestra em Saúde e Ambiente - Universidade Tiradentes, Aracaju/SE, Brasil (2017). Especialista em Gestão da Saúde na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2022). Título de Especialista em Enfermagem Forense certificado do pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense. Especialização (em andamento) em Ciência de Dados e Saúde Digital - Universidade Federal de Pernambuco. Enfermeira pela Universidade Tiradentes/SE. Secretária Executiva da Meta 01 do projeto Qualificação da Atenção Primária do Distrito Federal (QualisAPS) - UnB/FIOCRUZ (2022). Membra do grupo de pesquisa CNPq Epidemiologia Clínica e Social (2015). Secretária da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense. Instância de Pesquisa na Universidade Pablo de Olavide em Sevilla/Espanha com o tema de Vulnerabilidade de Mulheres que exercem a Prostituição (2017). Experiência na Cruz Roja de Sevilla/Espanha em Serviço da UMAM (2017) - Assistência às Mulheres em Situação de Prostituição e Identificação de Vítimas de Tráfico de Pessoas. Voluntariado no Projeto: "Teatro da Inclusão" com moradores de rua em Sevillla/ Espanha (2017). Autora e idealizadora do blog Bala com Papel - projeto de popularização da ciência na área da saúde sexual e sexualidade humana.