SOBEF – Presença confirmada no CONDEPE

 CONDEPE – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem reúne em abril especialistas renomados, trazendo o que há de mais relevante em especialidades e práticas em enfermagem para os desafios e as perspectivas para o milênio, objetivando a promoção do conhecimento aos profissionais e estudantes que compõe a equipe de enfermagem. Estarão presentes neste evento os Sobefianos: Aloisio Olímpio Carmela Alencar Cristina Braga Juliana Musse Maria José dos Reis Você não pode perder. Saiba mais: Para inscrições no Congresso CONDEPE clique no … Continue lendo.




Manual de Enfermagem Forense

Disponível para associados.  Veja o conteúdo: CAPÍTULO 01 A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA A MULHER: UM DESAFIO PARA A ENFERMAGEM BRASILEIRA Juliana de Oliveira Musse Silva; Cristina Braga; Karen Ruggeri Saad; Marcia Koike CAPÍTULO 02 APARATO ÉTICO E LEGAL PARA ATENDIMENTO DAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL Taciana Silveira Passos; Marcos Antônio Almeida-Santos CAPÍTULO 03 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SEXUAL Aloísio Olímpio; Maria José dos Reis; Juliana de Oliveira Musse Silva; Luciana Simões; Paola Rachel; Carmela Alencar; Karen Beatriz … Continue lendo.


EU SOU APENAS UM ENFERMEIRO FORENSE

Homenagem da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense a todos os Enfermeiros Forenses Brasileiros que lutam, através de seu trabalho  por uma sociedade mais justa e igualitária.   Sugerimos que antes de ler o texto “EU SOU APENAS UM ENFERMEIRO FORENSE” assista o vídeo da palestra no youtube da Dra. Suzanne Gordon intitulada “I Just a Nurse”, tradução para o português do Brasil “Eu sou apenas um Enfermeiro.” Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oPEbxj_aCFo.   EU SOU APENAS UM ENFERMEIRO FORENSE Por Mônica Chaves … Continue lendo.


II CONGRESSO NACIONAL DE ENFERMAGEM FORENSE – ON LINE

Participe do II Congresso Nacional de Enfermagem Forense. 🔍👩‍⚕👨🏽‍⚕️ Com o Tema: Violências e suas Consequências em Tempos de Pandemia de COVID 19🦠 O CEQUALE em parceria com a SOBEF (Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense), realizarão o evento nos dias 16 e 17 de Abril (Online) ▶️ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🏥 Debates com especialistas da área Forense de todo o Brasil sobre o aumento da violência e suas consequências para a saúde pública, bem como o papel da Enfermagem Forense e atuação no … Continue lendo.


Pós Graduação em Enfermagem Forense Cequale

Pós Graduação em Enfermagem Forense. Aulas online (ao vivo) com contato com os professores e alunos da turma. Tire suas dúvidas e interaja com seus colegas de sala, realizando networking com profissionais de vários estados do Brasil. Novas turmas. 🔍Turma iniciando 21 de Maio. 🔍As matrículas já estão abertas! Matrícula com desconto no link: http://bit.ly/posforense Clique no link abaixo e saiba mais. ENF. FORENSE.(pdf)


Para Mariana Lua

Reza a lenda que Maria , quando nua, queria ser Lua. Quando Lua, Maria nua brilhava mais do que o sol. Mas o homem, um dia na rua viu Maria semi Lua com brilho Girassol, e arrancou sua pele crua. Achando que ela nua, não seria mais Sol.   Diga não a abuso sexual. A culpa é do abusador e não da vítima.


Setembro amarelo – estratégias de prevenção ao suicídio

O dia organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, é 10 de setembro. Identificar grupos vulneráveis e agir de forma individual com foco na prevenção são estratégias importantes no sentido de minimizar os danos que essa prática traz para as vítimas. Frequentemente, vários fatores de risco agem cumulativamente para aumentar a vulnerabilidade de um indivíduo ao comportamento suicida. Fatores de risco associados ao sistema de saúde e à sociedade que incluem dificuldades de acesso a cuidados de saúde, … Continue lendo.


Webinar gratuíto – Cultura e sua relação com o abuso de idosos

O abuso de idosos é um problema sério de saúde pública e direitos humanos que corrói a segurança e a dignidade dos idosos. Pesquisas sugerem que a cultura pode ser um fator de risco e proteção associado ao abuso, negligência e exploração de idosos. A cultura afeta a forma como as pessoas percebem e definem o abuso de idosos e pode criar uma série de barreiras linguísticas, culturais, sociais e institucionais para denunciar o abuso ou procurar ajuda. Isso também afeta a forma … Continue lendo.


VIOLÊNCIA EM TEMPOS DE COVID -19

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENFERMAGEM FORENSE   VIOLÊNCIA EM TEMPOS DE COVID -19   20 de maio de 2020   Ao longo dos últimos meses a pandemia do COVID-19 tem trazido importantes desafios para a população brasileira, dentre estes não poderíamos deixar de chamar atenção do aumento dos casos de violência. Se por um aspecto, o isolamento social imposto pela pandemia potencializou os indicadores acerca da violência doméstica contra mulheres, crianças e idosos, por outro temos a violência institucional, governamental e … Continue lendo.


Milhões de casos a mais de violência, são esperados devido à pandemia de COVID-19

Uma visão clara dos estragos da pandemia do COVID-19 está apenas começando a tomar forma, mas especialistas estimam que o custo humano pode ser extraordinário. As perturbações econômicas e físicas causadas pela doença, podem ter vastas consequências para os direitos e a saúde de mulheres e crianças, de acordo com estudo realizado nos Estados Unidos recentemente. Níveis significativos de interrupções relacionadas a quarentena em seis meses podem deixar 47 milhões de mulheres em países de baixa e média renda incapazes de … Continue lendo.