Os perigos da Internet – A Boneca Momo e a morte de uma criança em Recife

A história está relacionada a uma foto bizarra e arrepiante, bem como a uma série de histórias igualmente sinistras. A imagem, está sendo usada por pessoas no WhatsApp para  enganar crianças e adolescentes,  e leva-los a  comportamentos extremos que incluem tirar suas próprias vidas. A boneca envia mensagens de terror através de um número japonês pelo whatsApp, com discussões em redes sociais e canais no You tube.

A orientação,  é de que os pais conversem com às crianças acerca deste fato,  um desafio perverso da internet criado por uma mente psicopata,  que tem como objetivo roubar dados dos computadores e celulares de jovens inocentes e que pode levar a consequências aterradoras como o que houve em Recife neste mês de agosto.

O menino Arthur Luz de Barros de 9 anos foi encontrado por sua mãe no dia 15 de agosto desacordado no quintal de sua casa, amarrado pelo pescoço com um  fio de nylon pendurado em uma árvore. Apesar dos esforços dos pais e vizinhos em tentar ressuscitar a criança, o mesmo evolui a óbito 16 horas depois do ocorrido.

De acordo com a mãe, o menino foi vítima do desafio da internet da Boneca Momo.

De onde veio Momo?

A imagem parece ter começado como um trabalho em uma exposição. E os contos compartilhados pelo  WhatsApp parecem reais para muitas crianças.

Momo – remete a imagem de uma boneca de olhos esbugalhados associada ao seu nome – começou a vida como uma escultura criada para uma exposição de arte no Japão, em 2016. Ela foi criada por uma empresa de efeitos especiais chamada Link Factory e exibida em público.

A imagem mostra o que parece ser uma estátua, de uma jovem com longos cabelos negros e finos, um rosto estranho e o corpo de um pássaro. Começou a ser compartilhado on-line em agosto de 2016.

Seu significado atual foi compartilhado no subreddit,  onde rapidamente tornou-se popular. A partir daí, a imagem disparou para a popularidade em outras partes da internet – com  pessoas anexando novas histórias arrepiantes e compartilhando na tentativa de aumentar a sensação sinistra da imagem.

Os usuários adicionam essas lendas ao escrever novas histórias – e, às vezes, fazem isso de maneiras que são indistinguíveis de fenômenos reais e assustadores.

No caso da boneca Momo, o usuário é induzido ao enforcamento, depois de passar por etapas  de um jogo que pode ser mortal.

Uma forma de prevenir tragédias como a do menino Arthur é a monitoração constante dos celulares e tabletes dos jovens, uma vez que a internet funciona como uma porta aberta a informações que podem ser destrutivas na vida de um ser humano.  A violência que vem pela internet pode ser fatal, crianças infelizmente se tornam reféns da tecnologia e alvos fáceis destas mentes criminosas.

Fonte:

https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/boneca-momo-reacende-debate-sobre-seguranca-de-criancas-na-internet,e93f2641736c4f504edca43cfbcda33enkltxa59.html

https://www.jr.jor.br/2018/08/29/boneca-momo-policia-de-varzea-investiga-morte-de-garoto/

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/08/suposto-suicidio-em-pe-lanca-alerta-em-escolas-sobre-novo-desafio-na-internet.shtml

Créditos imagem:

http://netnoticias.mx/2018-07-13-7c8520e5/momo-el-nuevo-terror-de-whatsapp/

Compartilhe isto: