SOBEF – Presença confirmada no CONDEPE

 CONDEPE – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem reúne em abril especialistas renomados, trazendo o que há de mais relevante em especialidades e práticas em enfermagem para os desafios e as perspectivas para o milênio, objetivando a promoção do conhecimento aos profissionais e estudantes que compõe a equipe de enfermagem. Estarão presentes neste evento os Sobefianos: Aloisio Olímpio Carmela Alencar Cristina Braga Juliana Musse Maria José dos Reis Você não pode perder. Saiba mais: Para inscrições no Congresso CONDEPE clique no … Continue lendo.



Webinar gratuito – Os danos que a violência doméstica pode trazer as crianças

Este Webinar discutirá as ameaças específicas de danos físicos, psicológicos e emocionais para crianças que vivem em um lar onde ocorre violência doméstica. Equívocos comuns serão abordados, incluindo a ideia de que uma criança pode ser muito jovem para ser afetada pela violência doméstica, sinais fisicamente observáveis ​​de lesão são um estimador apropriado da vitimização e a ideia de que crianças que não vêem um ato violento não são  prejudicadas por ele. Outros tópicos a serem discutidos incluem: as várias formas de maus-tratos … Continue lendo.


Abuso e a discriminação sexual na área da saúde

Podemos chamá-lo de monstro – um homem, dado poder, autoridade e acesso aos corpos das mulheres, que abusam de sua posição para fins quase inacreditáveis um exemplo é  Larry Nassar, o médico de ginastas dos EUA que molestou mais de 100 jovens atletas,  durante os chamados cuidados clínicos. Ou Robert Hadden, o obstetra da Universidade de Columbia, no centro de uma ação coletiva,  alegando que ele penetrou digitalmente, acariciou e até mesmo lambeu mulheres em sua mesa de exames por mais de 20 anos. Leia mais: … Continue lendo.



Falta capacitação nos profissionais de saúde no atendimento a vítimas de violência – Estudo com profissionais no Canadá e EUA

Este artigo aborda  estudos feitos em clinicas de fraturas do Canada e dos USA e mostra 1 em cada 50 mulheres sofreram fraturas oriundas de violência domestica.  O artigo chama atenção para falta de treinamento de médicos e enfermeiros para identificar lesões e fraturas decorrentes de violência. Artigo em inglês mas de grande interesse a todos os profissionais de saúde. Para ler o artigo clique no link https://lfpress.com/news/local-news/study-finds-and-plugs-medical-gap-in-domestic-abuse-prevention Créditos de imagem: <a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/glass”>Glass vector created by balintseby – www.freepik.com</a>


Webinar gratuito – Guia de Aplicação Legal no combate a violência contra o idoso nos EUA

Em virtude do aumento da população idosa no mundo, o abuso de idosos é uma forma de violência que mais cresce . No entanto, o abuso de idosos é mais do que apenas agressão física e abandono. As formas de violência podem incluir isolar o idoso da família e amigos, reter ou administrar de forma incorreta medicamentos, recusar-se a procurar assistência médica apropriada, deixar um ancião em roupas ou lençóis sujos, abandonar um ancião dependente, roubar cheques ou dinheiro, atrair anciãos vulneráveis … Continue lendo.


Violência contra mulher – Em busca de um lugar seguro no Brasil – Será que ele existe?

Desde os primórdios, a mulher vem sendo vítima de violência. Como se esse ato vil de crueldade contra as mulheres fosse algo absolutamente normal, em diversas culturas, países e crenças. As vezes mais tolerado, outras vezes de forma velada e em alguns casos condenado. Mas o que se passa entre quatro paredes, muitas vezes não temos como saber, talvez somente as consequências. A cada dia tantas Marias, Alices, Joanas, Patricias, Paulas, Roses, Elaines, Carolines  e tantas outras sofrem de violência … Continue lendo.


Webinar – A investigação e o julgamento de casos de traumatismos cranianos abusivos

Traumatismo craniano abusivo / casos de traumatismos cranioencefálicos infligidos (anteriormente, “síndrome do bebê sacudido”) estão entre os casos de abuso físico infantil mais difíceis de serem processados. Milhares de crianças e bebês sofrem traumatismo craniano cada ano devido à agitação de bebês ou abuso físico devido à violência infantil. Muitas vítimas morrem, enquanto as outras crianças ficam deficientes para a vida. O traumatismo craniano abusivo é uma lesão no crânio ou no conteúdo intracraniano de um bebê ou criança menor de 5 … Continue lendo.


Webinar – Violência Doméstica Pós Convicção: Respondendo às necessidades de risco das vítimas

Dado que as vítimas de violência doméstica podem e permanecem em risco devido ao abuso contínuo, e a probabilidade de reincidência do agressor à comunidade, é importante estar ciente, disponível e responsivo às vítimas dos infratores encarcerados. Este webinar fornecerá informações e ferramentas que podem mitigar o risco de abuso de criminosos encarcerados após a soltura e ajudar e apoiar as vítimas que se tornam alvos de novos comportamentos abusivos. Além disso, este webinar fornecerá informações sobre a importância da triagem de … Continue lendo.


Webinar – Coleta de evidências de DNA em casos de agressão sexual – Gratuito

Este webinar buscará descrever como as evidências de DNA pode ser utilizado e de grande valia em agressões sexuais mais estranhas. Este webinar revisará os fundamentos do DNA de toque, fornecerá diretrizes de coleta de evidências e proporá programas de educação multidisciplinar. Objetivos de aprendizado: 1.Descreva informações sobre o DNA do toque em casos de agressão sexual e fatores que influenciam a deposição de células epiteliais. 2.Explique as implicações da prática de coleta de evidências do estudo de caso e dos … Continue lendo.


Webinar – Avaliação de casos de Estrangulamento não fatal em crianças

Curso da IAFN- Associação Internacional de Enfermagem Forense – custo US$ 199,00 dólares com emissão de certificado. A Revisão e Avaliação de Casos de Estrangulação Pediátrica do IAFN  é um módulo de e-learning acreditado desenvolvido pela Associação Internacional de Enfermeiros Forenses. Contém 29 casos de pacientes vivos de estrangulamento pediátrico avaliados e tratados no contexto médico, apresentados em conjunto com o conhecimento baseado em evidências sobre a avaliação eo tratamento pediátrico de estrangulamento. Detalhes Avalie sua aquisição de conhecimento através da revisão … Continue lendo.