1º turma de enfermeiros SANE – Enfermeiro Examinadores de Violência Sexual – Promoção SOBEF

Um Enfermeiro Examinador de Violência Sexual (SANE) é um profissional que recebeu treinamento  para  prestar assistência integral às vítimas de agressão sexual, é capaz de realizar um exame forense e está apto  fornecer um testemunho como especialista se o caso for a julgamento. O curso ocorreu na cidade de Aracaju na UNIT – Universidade Tiradentes nos dias 06 à 10 de maio de 2019 e teve duração de 40 horas. O curso foi um sucesso e foi ministrado pela enfermeira forense especialista … Continue lendo.


Violência contra a mulher e seu impacto na sociedade

A violência contra mulheres é uma violação grave dos direitos humanos. O impacto deste ato traz consigo múltiplas consequências físicas, sexuais e mentais imediatas ou a longo prazo para mulheres de todas as idades, incluindo a morte. A violência não só tem consequências negativas para as mulheres, mas também para as suas famílias, a comunidade e o país em geral. Este tipo de violência, provoca uma aumento das despesas médicas e legais,  perdas de produtividade, impactando o orçamento  e o desenvolvimento de … Continue lendo.


Tráfico humano – Ainda uma triste realidade no século XXI

O tráfico de pessoas ou tráfico humano é um tipo de escravidão moderna quee envolve o uso de força, fraude ou coerção para obter algum tipo de trabalho ou ato sexual comercial. Todos os anos, milhões de homens, mulheres e crianças são traficados em diversos países do mundo, incluindo o Brasil. Estima-se que o tráfico de seres humanos gere bilhões de dólares de lucro por ano, perdendo apenas para o tráfico de drogas como a forma mais lucrativa de crime internacional. … Continue lendo.


O enfermeiro forense no atendimento a comunidade

Trabalhar como enfermeira forense vai além do atendimento às necessidades das vítimas de crime, documentando eventos traumáticos e auxiliando no processo legal.  Enfermeiros forenses também usam estratégias baseadas em evidências e programas educacionais para prevenir crimes, promover a justiça social e expandir o alcance da profissão em todo o mundo. Enfermeiros forenses tem um papel de liderança  desenvolvendo, patrocinando e transmitindo informações sobre ciência e prática de enfermagem forense, de acordo com a Associação Internacional de Enfermeiros Forenses (IAFN). O principal objetivo … Continue lendo.


Enfermeiro forense e a preservação das evidências – Cadeia de Custódia

A cadeia de custódia é um processo usado na coleta de evidências forenses que fornece informações precisas sobre evidências físicas e preserva as evidências contra possíveis contaminações ou adulterações. Esse processo rastreia os locais onde as evidências foram mantidas e as pessoas que tiveram contato com as evidências, em ordem cronológica. Tal documentação confirma que a evidência foi segura durante todo o processo de obtenção, rotulagem, embalagem e processamento, e assim garante que a evidência possa ser usada durante o processo judicial. A cadeia … Continue lendo.


Enfermeiro Clínico Forense

O especialista em enfermagem forense clínica,  atua na prática avançada um campo especializado da medicina forense. Enfermeiros forenses auxiliam vítimas de violência, mas podem atuar em diversas  subespecialidades. De acordo com a Associação Internacional de Enfermeiros Forenses –  O enfermeiro forense  utiliza a ciência de enfermagem no atendimento ao público ou em processos judiciais” – são um componente-chave que liga cuidados médicos e da lei, prestação de cuidados às vítimas ou perpetradores, coleta de provas, documentação e às vezes ajudando a resolver … Continue lendo.


Dermatologia Forense – Quando a pele denuncia

Dermatologia forense refere-se ao exame da pele, cabelos e unhas na identificação de causa ou mecanismo específico de uma lesão. O especialista nesta área é capaz de identificar através da “leitura da pele” o tipo de lesão e ou alteração da pele e anexos apresentada por um indivíduo, seja ela por causa violenta, por doença, acidental ou natural. O exame da pele fornece informações importantes sobre a necropsia médico- legal , particularmente nos casos em que a morte é violenta, inexplicável, suspeita ou inesperada. O dermatologista buscar encontrar … Continue lendo.


Enfermeiro especialista em Gerontologia Forense

O especialista em gerontologia forense é um profissional de saúde que atende pessoas idosas que podem ter sofrido agressão, abuso, exploração ou negligência. No caso do enfermeiro o mesmo utiliza suas habilidades de enfermagem, ajudando a  identificar e investigar crimes relacionados ao idoso. Seu trabalho  faz uma intersecção entre saúde e justiça criminal, atuando com vítimas de violência e profissionais de justiça. Em países desenvolvidos como os EUA, estima-se que 2,1 milhões de pessoas idosas são vítimas de abuso a cada ano. … Continue lendo.


Enfermeira Psiquiátrica Forense – Saiba mais

A enfermeira psiquiátrica forense, é definida pelo papel e não pelo fato do paciente ter um diagnóstico psiquiátrico. Estes profissionais na maioria das vezes realizam avaliações forenses, sendo a mais comum a avaliação de risco para a violência. Uma melhor compreensão do que envolve a avaliação de risco e um exame clínico baseado em evidências a fim de garantir melhores práticas. Uma avaliação psiquiátrica forense de risco, realizada por um Enfermeiro Psiquiátrico Forense pode influenciar a condenação, e o decurso … Continue lendo.


Áreas de atuação do enfermeiro forense

Enfermeiros forenses podem tratar vítimas de agressão, investigar cenas de crime ou fornecer cuidados de saúde em uma instituição correcional. Se a ideia se tornar um enfermeiro forense lhe agrada, quem sabe você poderá atuar em algumas áreas onde se faz necessária a presença de um enfermeiro forense: Enfermeiro forense em enfermagem correcional O enfermeiro forense que atuar nessa área prestará cuidados de saúde a indivíduos retidos em unidades correcionais, incluindo os que estão na prisão, em instalações para jovens infratores … Continue lendo.