SOBEF apoia a Lei do Minuto Seguinte

Foi lançada dia 7 de novembro de 2018, pelo Ministério Público Federal uma campanha de conscientização sobre a Lei do Minuto seguinte número 12.845/13 de autoria da deputada federal Iara Bernardi e propõe  a garantia de atendimento médico gratuito para vítimas de violência sexual a qualquer hora nos hospitais do SUS em todos os dias da semana. Essa lei foi sancionada pela presidente Dilma Roussef em 2013 e tem por objetivo prestar atendimento às vítimas logo após a agressão, a … Continue lendo.


WEBINAR GRATUITO – A REALIDADE DO TRÁFICO HUMANO

O tráfico humano é uma forma de escravidão na qual indivíduos realizam trabalho ou serviços através do uso de força, fraude ou coerção de outro seres humanos. Os prestadores de cuidados de saúde e líderes podem desempenhar um papel importante no reconhecimento e resposta às vítimas de tráfico de seres humanos. A conscientização sobre o tráfico de seres humanos entre prestadores e outros profissionais de saúde permite que o sistema de saúde avalie com mais eficácia o risco entre pacientes vulneráveis ​ e … Continue lendo.



Violência de gênero – LBGT

No Brasil o preconceito contra os LBGTs ainda é uma triste realidade, em 2017 foram ao menos 445 cidadãos LBGTs tiveram suas vidas ceifadas  vítimas da homofobia. Houve um aumento de 30% em relação ao ano de 2016, sendo 387 por assassinatos e 58 por suicídio. A maioria dessas vítimas são reféns de uma sociedade preconceituosa, que se utiliza de discursos ultraconservadores e que buscam amparo na religião.  Me pergunto as vezes se não é fato que o que está … Continue lendo.


SOBEF apresentando a temática do tráfico humano na Universidade da Califórnia

Irá acontecer em outubro a THE HONOR SOCIETY OF NURSING SIGMA THETA TAU INTERNATIONAL contará com a apresentação do membro da SOBEF Karen B. Silva que irá abordar acerca da “Intersecção dos Cuidados em Saúde no  Tráfico Humano”.  A presentação irá ocorrer na CALIFORNIA STATE UNIVERSITY, em Los Angeles no dia 28 de outubro de 2018 no horário de 8:30am-12:00pm. Veja a programação no link abaixo https://sttinumu.wixsite.com/home/fall-program-2018


Síndrome de Munchausen por procuração – Quando o “amor” pode matar

A síndrome de Munchausen por procuração – é um distúrbio psíquico caracterizado por comportamento de busca de atenção de um cuidador através de pessoas  que estão sob seus cuidados. É um distúrbio comportamental relativamente raro. Afeta um cuidador primário, na maioria das vezes  a mãe. A pessoa com esta síndrome  ganha atenção procurando ajuda médica para sintomas exagerados ou inventados em relação a uma criança sob seus cuidados. Como os prestadores de cuidados de saúde se esforçam para identificar o … Continue lendo.


Os perigos da Internet – A Boneca Momo e a morte de uma criança em Recife

A história está relacionada a uma foto bizarra e arrepiante, bem como a uma série de histórias igualmente sinistras. A imagem, está sendo usada por pessoas no WhatsApp para  enganar crianças e adolescentes,  e leva-los a  comportamentos extremos que incluem tirar suas próprias vidas. A boneca envia mensagens de terror através de um número japonês pelo whatsApp, com discussões em redes sociais e canais no You tube. A orientação,  é de que os pais conversem com às crianças acerca deste … Continue lendo.


Acadêmicas de enfermagem cearenses e associadas da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense -SOBEF na Casa da Mulher Brasileira com Maria da Penha

Acadêmicas de enfermagem cearenses e associadas da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense -SOBEF, Paola Rachel Leitão e Renata Oliveira , estiveram presentes na celebração dos 12 anos da Lei Maria da Penha na recente Casa da Mulher Brasileira, inaugurada pelo Governo do Estado do Ceará. A importância da Enfermagem Forense para esse órgão está focado no atendimento multidisciplinar a mulheres que sofrem qualquer tipo de violência de gênero, tais como: violência doméstica ( física, psicológica, moral,sexual e patrimonial), assédio moral, … Continue lendo.


VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NOS DESASTRES

A violência doméstica é um fato social que contribui para a vulnerabilidade das mulheres em situações de catástrofe Mulheres em relacionamentos violentos estão em situação extremamente vulneráveis e menos visivelmente em risco do que as mulheres pobres, refugiadas, mães solteiras, viúvas, mulheres idosas ou deficientes. De fato, a violência contra as mulheres nas relações íntimas, cruza essas e outras linhas sociais, impactando uma em cada quatro mulheres nos EUA e no Canadá e até 60% em partes da África, América … Continue lendo.


Violência Sexual em Desastres em massa: Guia de planejamento para prevenção e resposta

As implicações oriundas de desastres em massa como oque ocorreu  em New Orleans tem impacto perturbador e na maioria das vezes revelam muitos problemas estruturais e deficiências institucionais dos governantes na  prevenção de desastres e sistemas de socorro. Estas ocorrências trazem em foco muitos dos desafios e necessidades no planejamento e resposta a futuras calamidades. Em face de catástrofes, governos, organizações e agências nacionais e indivíduos de todo o mundo precisam se reunir para traçar estratégias que possam minimizar o … Continue lendo.